CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Diàrio Recôndito e Poesia
O Jornal das Palavras - Fundado em 10/10/2017.
Meu Diário
14/03/2018 18h08
ROSIANE FAVERO: Roupas...uma experiência física ou simbólica?


Rosiane Favero - rosifavero@live.com


Roupas...uma experiência física ou simbólica?


 

Na coluna anterior, falamos sobre a elegância e tudo que ela pode representar. E vocês, meus leitores, ajudaram nessa tarefa. Me sinto satisfeita e feliz, por ter tido tantos feedbacks! Que maravilha! E o que me deixou muito feliz, foi ver que realmente as pessoas se importam com a elegância que vem de dentro para fora. Aquilo que carregamos, que nos faz ser diferentes e estar conectados com o mundo, cada um a sua maneira. Bravo!

E você sabia que, com base em pesquisas, verificou-se a influência que as roupas teriam no comportamento e processos psicológicos das pessoas? Sim! De acordo com essa pesquisa, a influência estaria relacionada a fatores independentes. Como o significado simbólico das roupas e a experiência física de vesti-las. Já pensou nisso? No mínimo interessante, não é?! Para comprovar esta tese, realizaram uma espécie de testes para explorar os efeitos que um jaleco de laboratório, que está associado à afetividade e cuidado, poderia provocar. Concluíram que o uso do jaleco, aumentaria o desempenho em tarefas que precisam de concentração. Comum aos médicos, por exemplo.                                                                                       Isto dito, podemos dizer que, quando vestimos roupas associadas a algumas qualidades, tendo algum significado, poderemos de certa forma ser influenciados; porque estaremos inclinados a incorporar as características relacionadas as roupas.

É muito interessante pensar sob essa perspectiva. Imagine você, ter como experiência, vestir um avental de chefe de cozinha, um macacão de bombeiro, ou ainda, um jaleco de professor? A responsabilidade atribuída a essas profissões, poderia se manifestar. Olha aí, uma ideia para os testes vocacionais. Ou seja, o nosso comportamento e preferências, estão diretamente ligados, e são influenciados pelo meio em que vivemos, nossas companhias, crenças, roupas que vestimos, enfim; o que usamos para cobrir o nosso corpo, talvez diga mesmo, a que viemos e o que pretendemos neste mundo.

“A roupa comunica”

(Rosiane Favero)


Coluna escrita as Segundas e Quartas.


Publicado por Diário Recôndito e Poesia em 14/03/2018 às 18h08
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.